Cartão de crédito: como funciona o pagamento mínimo?
Saiba mais informações sobre como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito e as suas consequências!
Durante um momento de aperto financeiro, muitas pessoas optam por realizar o pagamento mínimo da fatura do cartão de credito. Dessa forma, trata-se da quitação menor quantia disponível para manter a conta em dia.
Porém, esse método pode trazer alguns riscos aos usuários. Saiba mais informações sobre esse tipo de pagamento e as consequências dessa escolha na sequência!
Entenda o cálculo do pagamento mínimo do cartão de crédito
O valor do pagamento mínimo é geralmente uma pequena percentagem do saldo total da fatura do cartão de crédito. Essa percentagem pode variar de acordo com o banco ou a instituição financeira que emitiu o cartão. Logo, outro fator é a própria política de cada empresa acerca do assunto.
No entanto, é importante estar atento que, por lei, o pagamento mínimo nunca pode ser menor que 15% do valor da fatura. Porém, ao optar pelo pagamento mínimo, o restante do saldo da fatura passa a ser uma dívida.
Isso acontece porque este valor é automaticamente carregado para o próximo mês, acrescido de juros e encargos, tornando a conta a meio prazo ainda mais alta. Assim, o pagamento mínimo pode simplesmente adiar um problema financeiro, criando uma dívida maior para o futuro.
Como evitar esse método?
Para evitar cair na armadilha do pagamento mínimo, é importante planejar com cuidado as suas finanças. Uma prática saudável é estabelecer um orçamento mensal e garantir que os gastos com o cartão de crédito permaneçam dentro desse limite. Também é recomendado pagar o saldo total da fatura sempre que possível, evitando assim os altos juros do rotativo.
Veja também:
Carteira Meu INSS+ para idosos concede descontos e benefícios; como emitir?
Por fim, se as dificuldades em pagar o saldo total da fatura são frequentes, pode ser uma boa ideia conversar com o seu banco ou instituição financeira sobre a alternativa da redução do limite do cartão de crédito, por exemplo.
Imagem: Suradech Prapairat / shutterstock.com
What's Your Reaction?